terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ai ai... To aqui embasbacada com uma coisa que ouvi no fim de semana... Sempre parti do princípio "penso, logo misturo", sempre dei asas à interdisciplinaridade e sempre achei a limitação disciplinar um negócio careta e retrógrado. Eis que uma amiga minha me contou, em tons de desabafo (na lapa, em pleno sabado à noite), que sua linda dissertação de mestrado não gerou artigos científicos respeitosos porque era interdisciplinar demais. As revistas de "Neuro" não se interessaram muito porque ele era ligado à nutrição, e as de nutrição não se interessaram tanto porque ele falava de "neuro". Que coisa. Estou chocada até agora. Quer dizer que quem tem um pensamento mais amplo, que não se rende aos "limites disciplinares", não gera conhecimento??? É isso que chamam de ciência??? E eu? Devo me render a isso? Acho que não.

2 comentários:

  1. Querida blogueira!
    Preciso lhe dizer que sou um leitor ávido por suas notícias!

    Adoro seus pensamentos aqui expostos, pois são de utilidades pública e não somente para estudantes ou pesquisadores em Nutrição.

    Sem contar, certamente, alguns comentários de fina e bela ironia.

    Se eu te conhecesse pessoalmente, certamente diria: quer casar comigo?

    Enfim, posso te dizer que te amo e vida longa ao blogue!!

    Beijo gigante desse leitor Araranguaense!

    P.s.: a academia é mesmo uma m****.

    ResponderExcluir
  2. É, em geral, as tentativas de fazer uma comunicação entre assuntos de áreas diferentes resulta em alguns entraves.
    As revistas, por exemplo, tem critérios de publicação e se o artigo não se encaixa, fica difícil ser aceito. Daí, surge a necessidade de se criar nossos critérios e a coisa vai caminhando.
    Em relação à ciência, temos a questão do estabelecimento de uma ciência como ciência. E para isso costuma-se precisar de uma certa "pureza" dessa ciência para que a mesma se apure, se desenvolva, se torne consistente e representativa. Por essa razão é complicado misturar as áreas.
    Acredito que estamos vivendo um processo de mudança em que as ciências vão se encontrando, mesmo que de forma tímida e ainda receiosa. E que resolve comprar a briga, sabe da importância que isso tem e sabe também que pode ter que escrever o seu artigo e reclamar regras mais acolhedoras.
    E aí, vai encarar? ;)

    ResponderExcluir