segunda-feira, 1 de março de 2010

4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos e Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Galera, esse vai ser no Paraná em outubro de 2010. Quem foi ao 8º SLACA recebeu esse e-mail. Pra variar, achei maneiríssimo! hehehe Bom, quem quiser enviar trabalho, saiba que dá pra mandar resumo simples, de 350 a 500 palavras, ou trabalho completo, de 5 a oito laudas (páginas) e o prazo é dia 11 de junho. Toda comunidade acadêmica e o setor empresarial estão convidados a participar do 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF- 2010) que ocorrerá em Curitiba-Paraná de 05 a 08 de outubro de 2010, paralelamente ao X Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos X ERSCTA. A proposta deste congresso é promover uma forte inter-relação entre cientistas, professores, alunos e profissionais que trabalham na área de biotecnologia industrial de alimentos. Tem por objetivo apresentar os mais recentes avanços de pesquisas sobre processos e produtos realizadas internacionalmente e nacionalmente nas Universidades, Institutos e Empresas em áreas diretamente relacionadas com a Biotecnologia agroalimentar, com ênfase nos processos fermentativos, enzimáticos, biotransformações, bioseparações, alimentos funcionais e nutracêuticos, bioingredientes, cultura de células vegetais, genética e biologia molecular, entre outros. O ICBF-2010 será o quarto congresso idealizado pelo Fórum ICBF que foi formado em julho de 2004, na Universidade Blaise Pascal (UBP), em Clermont Ferrand, França, quando aconteceu o ICBF-2004. O Prof. Christian Larroche da UBP foi o promotor e o Prof. Ashok Pandey, chefe da Divisão de Biotecnologia do NIIST - CSIR de Trivandrum, Índia, foi o presidente do evento. O evento vem sendo realizado a cada dois anos, em distintos países: ICBF-2004 11 a 13 de Julho de 2004, Clermont-Ferrand, França ICBF-2006 18 a 21 de Junho de 2006, Patras, Grécia ICBF-2008 6 a 8 de Novembro de 2008, Hyderabad, Índia O ICBF conta tradicionalmente com a presença de centenas de participantes internacionais. Durante o evento são proferidas palestras, mini-cursos são ofertados, debates são estimulados e dezenas de trabalhos apresentados. O ICBF-2010 está sendo organizado pela Universidade Federal do Paraná que conta com inúmeros pesquisadores que desenvolvem estudos nas mais diversas áreas da biotecnologia, além de possuir uma das primeiras escolas de Biotecnologia Industrial do país, com cursos específicos de graduação em Engenharia de Bioprocessos & Biotecnologia e Pós-graduação em Processos Biotecnológicos (nível de mestrado e doutorado). Além da UFPR, a organização do evento conta com a participação direta da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos-PR, Universidade Positivo e Federação das Indústrias do Estado do Paraná através do SENAI, bem como com o suporte financeiro de organismos estaduais, federais de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico, além de várias empresas do setor.

Um comentário:

  1. Ahhh, adorei isso aqui! Criatividade loouca com a jogada do "cristal-isa"...mto bom!!! É isso aí,isabel, adoro essa disposição. essa vontade de informar e audar! parabéns!
    Renata

    ResponderExcluir