sexta-feira, 4 de junho de 2010

Que tipo de nutricionista eu quero ser?

Chegamos do Conbran não tem nem uma semana (eu e uma galerinha), e tenho trilhõõões de coisas relacionadas direta ou indiretamente para postar. Sim, sim, vou colocando aos poucos, porque minha máquina de fabricar tempo está com defeito (que triste). Uma das coisas das quais discutimos lá foi a falta de conhecimento mínimo de agricultura pelos nutricionistas.

Então eu me (e TE) pergunto: adianta tirar a casca dos alimentos para evitar consumo de agrotóxicos? Como os agrotóxicos funcionam? Eles necessariamente nos farão mal? Andei pesquisando por aí com quem entende de verdade (e não com quem acha que entende), e tive respostas inesperadas! Pedi um material para um desses que entendem e em breve falarei disso novamente.

Outra pergunta que me (e TE) faço: Qual é o real impacto dos transgênicos na nossa vida? Será só um risco na alimentação? (se é que existe o risco, porque até agora ninguém sabe, né) E a contaminação pela polinização cruzada na agricultura? E o pontencial alergênico que é transferido a cultivos que não ofereciam esse risco antes da transgenia? (sim, também andei pesquisando sobre isso com não-nutricionistas, porque nutricionistas só me deram respostas prontas e decoradas)

Agora a pergunta principal (que ME faço e TE faço): porque raios os nutricionistas não tem a menor idéia das respostas para essas perguntas? Tudo isso não envolve alimentação, nutrientes e blábláblá? Pois é.

Um comentário:

  1. Porque nossa formação é direcionada para tratar doenças e não para entender de alimentos?

    ResponderExcluir